quarta-feira, 1 de abril de 2009

SER MULHER DEFICIENTE É MUITO MAIS DIFICIL.

Ser mulher em nossa sociedade é difícil, mas é muito mais difícil se for com deficiência, cadeirantes nem se fala. Eu sou uma jovem mulher deficiente que busca sempre o meu espaço nessa sociedade excludente, eu sou uma de muitas desse nosso país.
Sou mulher, cadeirantes, mais nem por isso nunca deixei de desistir dos meus sonhos. Sonhos que a cada dia descubro novos obstáculos. Se hoje estou cursando um curso superior, não foi porque tive apoio das pessoas que estão ao meu redor, e sim por minha força de vontade, que vem sinceramente te digo, não sei de onde.
A sociedade só nos coloca obstáculos e muitas vezes nos olha de cima a baixo com olhar de reprovação. Dificuldades, barreiras, descriminação, são das pequenas coisas que fazem parte da nossa vida. Pequena? Como diz o ditado popular "pimenta no ... dos outros é refresco".
Você já se colocou no nosso lugar? Você arquiteto sente numa cadeira de rodas e tente andar pelas nossas ruas e calçadas! Você gestor de escolas, professores, como se sentiria se seu filho fosse excluído, impedido de exercer o direito a escola só porque é diferente? Diferente! E quem não é, somos todos iguais?
E isso tudo não é pior do que sermos vistos como seres assexuados, não temos sentimentos, não podemos amar, casar, construir família. Ninguém pode se interessar por você que já é chamado de devotee(pessoa que sente atração por deficiente e é visto pela psiquiatria como um disturbio psiquico)
Porque um homem ou mulher cadeirantes não pode atrair uma outra pessoa? Não tem os que têm preferência por loiras, morenas, ruivas, negras? E porque não uma pessoa de cadeira de rodas? Isso sim é pura descriminação; e a sociedade, a mídia, nos faz acreditar que jamais ninguém ira se aproximar de alguém numa cadeira de rodas.
Fim do mundo é ver uma cadeirante grávida, olham pra você e dizem - coitadinha quem foi que fez isso? Fez o que? Eu pergunto. Será que nem no meu corpo eu posso mandar, já não basta me privarem de ter passe livre dentro da cidade, por não ter ônibus adaptado? De não ter direito de ir ao cinema porque não tem adaptação? Por isso a minha indignação, e digo ser mulher com deficiência é muito difícil!

Solidão!

Sempre que a noite chega, a solidão vem.
E a solidão penetra meu coração como um pouco de luar dentro de minha noite imensa. Vai deixando aos poucos seu toque magnífico de beleza e suavidade. Vai deitando prata nos recantos mais sombrios. Vai enfeitando de luz as flores mais singelas. Assim é a solidão. Consegue transformar o presente... porque traz para mim o encanto das horas mortas do passado.
Traz o gosto perdido de beijos de amor... Traz o calor dos braços inesquecíveis... Traz o eco de suas palavras...
Cerro os olhos e começo a recordar.... e agora é minha saudade. Começo a pensar em você e me vem tristeza...de tédio e de angústia...
Agora estou só... E a saudade. Ela é a própria tristeza. Ah, e eu não sabia que a saudade doesse tanto, meu amor. Fico olhando para as estrelas e implorando que leve até você esta minha saudade, para que venha correndo para os meus braços.
A saudade...
Ela é a própria amargura... Ela é tudo que eu tive e não tenho mais. É meu único alento. Todo meu sol, todo meu luar... toda minha vida, meu amor... Mas bendita seja a saudade, graças a ela eu quase sinto sua presença...